Receita da felicidade

Reduzir o estresse, depressão, falta de energia e irritabilidade não é tão difícil como parece e a receita não está na farmácia e sim na feira!

Estes dias encontrei na revista viva saúde (www.revistavivasaude.com.br), edição outubro de 2008, uma matéria que falava de 16 alimentos que ajudam a combater justamente os sintomas que citei acima.

Certos alimentos melhoram o humor porque estimulam a produção e a liberação de neurotransmissores responsáveis pelas sensações de bem-estar e prazer.

Quando li esta máteria achei interessante montar um cardápio que utilize todos estes ingredientes em um dia só. (confira logo abaixo)

Claro que este exemplo de 1600Kcal, não dispensa  a importância de procurar um nutricionista antes de iniciar qualquer dieta, pois cada individuo tem necessidades diferentes que devem ser consideradas.


Dieta do bom humor

Desjejum:
1 xícara de leite desnatado com café + 1 fatia de pão de aveia + 1 ovo mexido + 1 banana pequena + 1 colher de chá de mel

Lanche manhã:
1 cacho de uvas roxas

Almoço:
1 bife de carne magra + 1 colher de servir de arroz + 2 colheres de grão de bico + 1 porção de salada de vegetais verdes escuros (alface, agrião, espinafre, rúcula, brócolis) + 1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem + 1 tomate + 1 porção de salada de legumes (cenoura,batata,chuchu, beterraba, abobrinha, vagem) + 2 quadradinhos de chocolate meio amargo.

Lanche tarde:
1 Iogurte desnatado + 1 colher de sopa de aveia + 1 fruta

Jantar:
1 porção de peixe grelhado com molho de camarão e pimenta de cheiro + 1 porção de salada de folhosos + 1 colher de servir arroz  + 1 laranja


Os alimentos citados pela revista estão em negrito e são:

Aveia – Alta dose de triptofano (aminoácido precursor da serotonina, neurotransmissor responsável pelo prazer), selênio e boa fonte de carboidrato.

Espinafre – Rico em potássio, ácido fólico, auxiliam no combate a depressão, rico em magnésio, folato, vitamina A, vitamina C que garantem bom funcionamento do sistema nervoso.

Laranja – Rica em vitamina C e vitaminas do complexo B que estimulam o funcionamento do sistema nervoso. Rica em água que hidrata e previne fadiga.

Grão-de-bico – Rica em aminoácido triptofano.

Chocolate – Fonte de triptofano, teobromina (tem efeito estimulante como a cafeína) e magnésio (melhora mal humor). Possui cobre, manganês e magnésio, nutrientes que ficam em falta no período pré-menstrual.

Pimenta – Leva a sensação de eufória, diminui estresse, melhora depressão.

Ovo – Contém vitaminas do complexo B e acetilcolina (a carência deste nutriente pode levar a apatia, tensão e até perda da memória).

Mel – Alimento energético, possui minerais como potássio (ação antidepressiva) e cálcio (ajuda a acalmar os ânimos).

Leite – Fonte de vitaminas do complexo B, cálcio e proteínas que aliviam a tensão e ta,bém rico em triptofano.

Banana – Estimula o organismo a fabricar serotonina, também rico em vitaminas do complexo B, potássio, rica em carboidratos, magnésio e biotina.

Óleos vegetais – Fontes de vitamina E que tém benefícios contra sintomas emocionais da TPM.

Uvas – Atuam como antioxidantes, possui boas doses de vitaminas do complexo B, C, flavonóides e carboidratos.

Peixes – Boa fonte de omega 3 (nutriente envolvido na prevenção de doenças psiquiátricas, como depressão e demência).

Alface – Contém lactucina, uma substância calmante. Rica em folato, cuja a falta pode causar sintomas de depressão, confusão mental e cansaço.

Frutos do mar – Rico em zinco (estimula a atenção e memória) e em selênio (pode evitar a depressão).

Carne -  Rica em aminoácidos que fazem o cérebro trabalhar melhor. Também possui ferro (mineral que em sua falta deixa a pessoa apática, triste,  com falta de concentração e desaminada.

4 Responses to “Receita da felicidade”

  1. [...] Interessante: Dieta do Bom Humor – Receita da Felicidade [...]

  2. Iremá disse:

    Adorei o site, tem dicas otimas de súde e para o que eu buscava Sobre depressão) encontrei uma lista de alimentos indicados, bem como oscomponentes e a função de cada um deles no organismo. REalmente foi muito proveitoso, com certeza vou divulgar.

  3. adorei !tendo dietas emfoma de cardapio alem de ser tudo de bom .nos facilita muito principalmente pra min que estou com 50 anos cendentaria que achava que alimntaçoa saudavel e barigao cheio.

  4. Olá, antes de mais parabéns pelo seu artigo.Deixe-me acrescentar também que a de Salada de grão-de-bico é completa: combina carboidrato complexo, proteína vegetal e gordura boa, além de ser ter muitas fibras, vitaminas e minerais. Também não faltam sabor e cor. É uma óptima opção para os dias em que você precisa preparar um prato refrescante e único em poucos minutos.

Leave a Reply