Chia o mais novo “super” alimento

O que é chia?

O que é Chia?

Chia é uma planta também conhecida como Sálvia Hispânica, ela começou a ser cultivada há séculos pelos astecas do méxico e índios do sudoeste da América, fazendo parte da alimentação habitual destes povos.

Mais conhecida por sua sementes que pode ser comercializada integralmente, moída e em forma de óleo, as folhas também podem ser aproveitadas para infusão. A Chia pode ser utilizada em preparações como bolos, iogurtes, sovertes, pães e biscoitos, e também consumida junto com iogurtes ou vitaminas. Abaixo ver receitas de chia.

A chia possui uma grande variedades de propriedades funcionais em nosso organismo, alimento riquíssimo em proteínas, fibras, omega 3 e antioxidantes, está na lista do alimentos mais potentes.

Características da Chia

– Rica em magnésio (mais que o brócolis)
– Rica em potássio (mais que a banana)
– Rica em cálcio (se comparando a quantidades presentes no leite e derivados).
– Rica em omega 3 (mais que a linhaça e salmão)
– Rica em proteína de alto valor biológico contendo aminoácidos essenciais.
– Rica em fibras

Propriedades da Chia

– Ajuda a aumentar a resistência imunológica.
– Constroi e repara músculos e tecidos.
– Diminui oscilações do açucar no sangue, sendo a chia usada para controlar o diabetes.
– Aumenta a saciedade, além de ser rica em fibras a chia em contato com a água gelatiniza formando um gel trazendo sensação de plenitude, razão essa de a Chia emagrecer.
– Beneficios para doenças cardíacas, pois diminui os níveis de colesterol e triglicerídeos.
– Proteção contra radicais livres, promovendo proteção contra algumas doenças. como: Cancer e doenças relacionadas com a idade.
– Bom para o cabelo e a pele.
– Entre outras.

Receitas de Chia

Almondegas com semente de chia

Ingredientes:
1 kg de patinho moído
1 cebola bem picada
1 ovo
3 colheres de sopa de semente de chia
1 colher de sopa de shoyu light

Modo de preparo:
1. Misture todos os ingredientes, menos a farinha.
2. Vá acrescentando a semente de chia aos poucos, até dar consistência necessária para formar as bolinhas.
3. Leve as almôndegas ao forno pré-aquecido e vire de vez em quando, até estarem cozidas.
4. Sirva com molho de tomates frescos.

Fonte: Jornal Hoje

Mouse de morango com chia

Ingredientes
– 1 iogurte natural
– 10 morangos
– 02 colheres de leite condensado
– 02 colheres de semente de chia
– 100ml de leite integral

Modo de fazer:
Deixe as sementes de chia hidratar no leite por meia hora. Em um liquidificador misture o iogurte, os morangos, o leite condensado e misture bem. Acrescente a semente de chia hidratada no leite ao restante da preparação.

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