Anemia – Alimentos que ajudam no combate.

Problema de saúde pública a anemia é causada pela pouca quantidade de ferro no organismo. Segundo o ministério da saúde, 30% das gestantes e 50% das crianças com até 5 anos têm anemia.

Uma das causas do aparecimento da anemia são; dietas rigorosas e desbalanceadas, problemas no estômago e no intestino, fluxo menstrual intenso em mulheres, hemorragias e anormalidades genéticas.

O aumento das necessidades de ferro em determinadas fases, como na infância, adolescência, gestação e amamentação, tornam essas pessoas um grupo mais vulnerável.

Nas crianças, a anemia poderá causar retardo no crescimento, perda de peso, diminuição na concentração e memória,  piora no rendimento escolar. Em casos mais avançados, a anemia pode provocar até insuficiência cardíaca.

Os alimentos são importantes para o combate da anemia, a quantidade de ingestão recomendada depende da altura, idade, sexo e da atividade física.

As fontes de ferro de alimentos de origem animal, como carnes bovinas, fígado, aves e peixes, é a melhor fonte deste mineral, chamado de ferro ferroso, são de melhor qualidade e mais facilmente absorvidos.

Os vegetais, como os verdes-escuros, beterraba e feijões, também são encontrados ferro, no entanto, um ferro de qualidade inferior ao encontrado nas carnes, trata-se do ferro ferrico, de biodisponibilidade menor.

Para melhorar a absorção do mineral, é importante o consumo de vitamina C.

Alguns alimentos ricos em ferro:

Carne vermelha, fígado, coração, brócolis, couve manteiga, rapadura, beterraba e feijão.

Alimentos que ajudam na absorção do ferro:

Laranja, goiaba, acerola, limão.

Dica: Uma boa receita para combater a Anemia?  Nosso “Churras” do bem e do bom.

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